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e-Book - Iniciação a Eça de Queirós
Mentes Abertas
Iniciação a Eça de Queirós surge como uma espécie de roteiro da vida e da obra do escritor português Eça de Queirós (1845-1900), as quais já receberam atenção de diversos manuais e literaturas comentadas, que traziam textos selecionados, análise histórico-literária, biografia e atividades de compreensão de texto. Tendo como público-alvo, sobretudo, estudantes do Ensino Médio e pré-vestibulandos, esses roteiros informavam o básico para que os leitores adquirissem uma compreensão geral acerca de Eça. Diante desse cenário, surge a ideia da organização de um livro que publicasse textos mais atuais e completos sobre o autor, entretanto, mantendo o teor didático dos roteiros. Nesse sentido, pensando no público universitário, especificamente estudantes do curso de Letras, os quais têm disciplina de Literatura Portuguesa, estas páginas compõem um retrato importante dos aspectos mais relevantes da vida e da obra do autor português, resultado de uma força conjunta entre pesquisadores de diferentes instituições do país e de Portugal.
Abusões
Entendendo O Presente Pelo Passado: O Steampunk De a Alcova Da Morte Como Resgate Da Tradição Da Ficção Científica Brasileira
2020 •
Alexander Meireles da Silva
Apresentando narrativas normalmente ambientadas no passado e que incorporam releituras tecnológicas e estéticas do século XX no imaginário do século XIX, o steampunk vem conquistando relevância na Ficção Científica brasileira do século XXI promovendo o diálogo não apenas com as raízes literárias de sua ascensão no Brasil na Primeira República (1889-1930), mas também com a problemática, ainda atual, quanto a configuração desta vertente romanesca dentro do cenário da literatura fantástica nacional. Neste quadro, buscaremos demonstrar especificamente como o steampunk brasileiro no romance A alcova da morte (2017), de Enéias Tavares, Nikelen Witter e A. Z. Cordenonsi faz uso de diferentes elementos e estruturas narrativas que subvertem o gênero Ficção Científica no Brasil ao mesmo tempo em que se coloca como uma metáfora de um país onde o progresso científico não promoveu impactos positivos na qualidade de vida da sua população, afetando assim a instalação e disseminação da ficção cient...
Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedi
Narrativa portuguesa e brasileira I
2015 •
Germana Araújo Sales
O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO DA REPÚBLICA VELHA: O NASCIMENTO DA FICÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA NO COMEÇO DO SÉCULO XX.
O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO DA REPÚBLICA VELHA: O NASCIMENTO DA FICÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA NO COMEÇO DO SÉCULO XX
2008 •
Alexander Meireles da Silva
Este trabalho analisa a ascensão e a expressão da vertente romanesca da literatura fantástica conhecida como Ficção Científica dentro do cenário da Literatura Brasileira durante o período histórico da República Velha (1889-1930). Assim como ocorrera na Europa, as grandes questões dos períodos da Belle Époque e do entre guerras promoveram as condições para o surgimento da Ficção Científica no Brasil. Em nosso país, essa forma literária se apresentou através de duas vertentes: a primeira, ocorrida durante o período de 1898 a 1914, manifestou-se sob a forma da Ciência Gótica, e a segunda, restrita ao período do entre guerras, se expressou por meio da tradição da Literatura de Distopia. No Brasil, a Ciência Gótica surgiu como resposta ao longo processo de modernização pelo qual o país, e particularmente a cidade capital do Rio de Janeiro, passou. Coelho Neto e João do Rio foram dois dos escritores mais representativos da Ciência Gótica brasileira, e suas obras, marcadas por elementos simbolistas e decadentistas, refletiram o misto de fascinação e terror que a ciência e seus produtos causaram na mente do homem da virada do século XX. A Literatura de Distopia, por sua vez, refletiu os medos e as tensões sociais do período de entre guerras, marcado pelo debate sobre a relação do homem com a sociedade. No Brasil, essa literatura foi representada pelos romances distópicos de Gastão Cruls e Monteiro Lobato, em que se observa uma preocupação da parte das elites dirigentes com as teorias eugenistas da época e com a constituição miscigenada do povo brasileiro.
LITERATURA NORTE-AMERICANA
Marcelo Baldin Nodari
FAULKNER NA FRANÇA: UMA ANÁLISE DOS PREFÁCIOS ÀS TRADUÇÕES DOS LIVROS DE WILLIAM FAULKNER PUBLICADOS NA FRANÇA NOS ANOS 30
Fábio R Mariano
The present dissertation aims at an understanding of the reader response to Faulkner in France. It is based both on a study of the mentioned prefaces and on an attempt to describe the literary and critical standards of the time. The main point here is not exactly a critical reading of the author's work in itself, but an effort of organizing earlier readings. This study is closed by a hypothesis about Faulkner's specific appeal to French readers. Five out of the six of Faulkner's books published during that time are prefaced, all of them by Frenchmen: translators Maurice-Edgar Coindreau and René-Noël Raimbault, literary critic and writer Valery Larbaud and politician, journalist and novelist André Malraux. A detailed analysis of these prefaces may be an effective strategy to establish a connection between Faulkner's work and the French cultural environment in which he is read. In order to effectively make such a connection, this dissertation has been divided in three parts, each of which corresponds to one of its chapters. In the first one, the literary and historical context of France is analyzed. In the second, a close reading of each of the prefaces is made, taking into account not only their words and references, but also their authors. In the third and last chapter, the prefaces are interpreted according to what had been exposed in the first chapter. Keywords: William Faulkner; American Novel; American Modernism; The Thirties; American Literature in France.
4º Seminário de Estudos do Gótico - Caderno de Resumos
2021 •
Silvio Tamaso D'Onofrio, Sandra Helena Andrade de Oliveira, Taís Diniz Martins, Nathalia Scotuzzi, Marcel Frias
4º SEMINÁRIO DE ESTUDOS DO GÓTICO (SEG) - 24 a 27 AGOSTO DE 2021 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis 2021
Unidade II 5 A PROSA NO CANADÁ 5.1 A formação de uma tradição
Marilia Oliveira
Literaturas de Língua Inglesa
Marilia Oliveira
A Identidade Nacional Portuguesa no século XIX a partir de contos literários de Alexandre Herculano
Philipe Azevedo